Santa Mônica

A criação do ideal da mãe cristã

Ricardo da COSTA

InGrupos de Trabalho III — Antigüidade Tardia.
Rio de Janeiro: UFRJ, 1995, p. 21-35.

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Painel de Andrea del Verrocchio (S. Spirito, Florence, séc. XV, detalhe).

Tratar um tema histórico situado no âmbito da História das Mulheres possui inúmeros atrativos, e alguns problemas. De início, o universo feminino, por vezes tão ambíguo e indecifrável para nós, exerce fascínio exatamente por sua multiplicidade e riqueza. Como afirma Georges Duby, "E afinal, que sabemos nós delas?" (DUBY, s/d: 7). Quanto mais vivemos e convivemos com elas, mais nos apaixonamos, mais nos interrogamos e menos obtemos respostas. Isso nos oferece um mundo de possibilidades psico-afetivas; essa é uma estrada com um longo e sinuoso trajeto sem fim, mas que sempre adoramos percorrer e tentar decifrar.

Mas o que é a escrita da história senão um longo e sinuoso caminho decifratório de múltiplas possibilidades? Escrever sobre a mulher, ou melhor, sobre uma mulher, é como narrar uma antiga lenda a uma criança: inventamos e reinventamos a História, sob o deleite do olhar infantil que nos acompanha em seu leito.

De qualquer modo, falar sobre o tema do título acima será sempre, em última instância, um homem falando de uma mulher através de outro homem. Pois a mulher da antigüidade tardia é o olhar que o homem tinha dela (DUBY, s/d: 7). Salvos raríssimas exceções, elas ainda não possuíam "voz" própria:

Raras são as vozes de mulheres: talvez Perpétua relatando a sua prisão em Cartago, uma carta de Paula a Eustóquia, para pressionar Marcela a juntar-se-lhes na Terra Santa, Egéria contando as suas andanças e devoções, algumas sentenças das Madres do Deserto, mais tarde uma carta e ditos de Cesária, a Jovem (ALEXANDRE, s/d: 514).

Eles diziam o que elas eram, e o que é pior, o que deviam fazer (embora eu deva reconhecer que esse "império do falo" quase sempre é subjugado sem o saber).

Nossa tentativa é a sutil e multissecular aproximação entre dois sexos, mas numa nuance distinta: um, o da personagem, outro, o do historiador. É possível? É a nossa tentativa. Nosso olhar, recheado de simbolismos, presenças, ausências e lembranças, é um em muitos, mais um, mas um que se rende. A avalanche do feminino nessa segunda metade de nosso século formou novas possibilidades, moldou essas novas trocas entre nossos sexos. Que essa nova geração não faça a guerra (dos sexos), mas o amor. E vamos ao tema.

*

Em seus primórdios, a Igreja Romana recebeu de braços abertos seus santos e mártires primevos. Nessas primeiras gerações de bem-aventurados cristãos, o papel da mulher se fez por caminhos extremos. Monique Alexandre situa a imagem feminina nesse período entre dois pólos extremos: condenação e exaltação (ALEXANDRE, s/d: 511)

Como uma longa duração mental, a História da mulher na antigüidade tardia possui esta dualidade que permanecerá até o fim da Idade Média, uma característica própria do feminino cristão. Entre Eva e Maria. Entre o Céu e o Inferno.

Este artigo pretende, à luz dos escritos de Santo Agostinho (Confissões e A Cidade de Deus), trazer à vida o preponderante papel exercido por Santa Mônica na formação do ideal cristão materno. Sua trajetória de vida, envolta pelo papel da mediação divina que lhe é atribuído por seu filho, marcará, de maneira quase indelével, o paradigma cristão materno, palpável em sua pessoa. Ela será o lado positivo na dualidade feminina cristã de Eva-Maria. Sua vida afirmará a cocretude do divino, colocando a maternidade cristã como a salvação da mulher. Como afirma São Paulo, embora a mulher seja submissa ao homem "porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E não foi Adão que foi seduzido, mas a mulher que, seduzida, caiu em transgressão", no entanto, "ela será salva pela sua maternidade, desde que, com modéstia, permaneça na fé, no amor e na santidade" (1 Ti 2, 12) Mônica é a salvação paulina personificada.

Quem foi Mônica antes de ser santa? Ou melhor, quem foi ela antes de ser algo? Sim, pois alçada à santidade, ela imediatamente perde seu "caráter" sexual. Santa, não mulher. Posteriormente Tomás de Aquino confirmaria a ausência de sexo, tanto em Deus quanto nos anjos (Suma contra os Gentios, III, 23). Aquino apenas endossou os escritos de Santo Agostinho; o mundo celeste é incorpóreo. Dante o confirmou: quando o poeta atinge o nono círculo, vislumbra pontos brilhantíssimos; são os anjos e Deus,

Cosí l’ ottavo e ‘l nono; e ciascheduno 
píu tardo si movea, seondo, ch’ era 
in numero distante piú dall’ uno; 
e quello avea la fiamma piú sincera 
cui men distava la favilla pura

Oitavo e nono assim: mas se movia 
Mais lento cada qual, segundo ele era 
Mais longe do primeiro, que corria. 
E a flama rutilava mais sincera 
No que da Excelsa luz mais perto estava. 
(DANTE ALIGHIERI. A Divina Comédia, Paraíso, Canto XXVIII, 660-661).

Ainda segundo Agostinho, é através dos anjos que podemos nos aproximar de Deus:

O que nos impede de nos unirmos a eles (os anjos) não é o facto de habitarmos na terra numa condição carnal, é o gosto do nosso coração impuro pelos bens terrenos. Quando sararmos para sermos tais quais eles são, então aproximar-nos-emos deles pela fé, se acreditarmos que pela sua assistência, Aquele que fez a felicidade deles fará a nossa (AGOSTINHO. A Cidade de Deus, vol. 1, cap. XXV, 779).

É necessário que tracemos alguns aspectos do itinerário histórico de Mônica, mesmo através da ótica sagrada de seu filho, pois é nele que ela "fala" (inclusive seu inconsciente, como veremos), é por ele que se forma a sua imagem de mãe cristã.

Mônica "entra" na História através da obra Confissões, de seu segundo filho, Santo Agostinho (Aurelius Augustinus, 13.11.354 d.C.), escrita aproximadamente no ano de 397. Ela teria nascido no ano de 331 d. C., embora existam controvérsias quanto a essa data (A Igreja aceita a data de 331) (Liturgia das Horas - Ofício das Leituras, 1982: 1.534. Quanto à discordância da data, ver Webster’s Biographical Dictionary, 1953: 1.038). Seus pais eram cristãos, que se mantiveram católicos durante o cisma donatista (LOYN, 1990: 122).

Segundo Agostinho, Mônica foi criada por uma dada, termo que designava uma escrava incumbida de vigiar as crianças filhas de seus senhores. "Mônica enaltecia a vigilância de uma velha escrava, que já tomara meu avô materno às costas, sendo ainda menino, como é costume serem trazidas as crianças pelas raparigas mais crescidas" (Confissões, p. 223).

A velha escrava cuidou também de sua educação; Agostinho conta-nos um caso em que sua mãe, ainda criança, foi severamente repreendida pela dada, pois começou a demonstrar gosto pelo vinho ("de facto, a escrava que costumava acompanhá-la até junto do tonel, litigando um dia com sua jovem senhora, estando sós, lançou-lhe em rosto a intemperança, chamando-lhe com atroz insulto: Bêbada!") (Confissões, p. 224).

Mônica foi entregue em casamento a Patrício, membro da ordem dos decuriões do Conselho de Tagasta (cidade da Numídia, atual Sukh Ahras, na Argélia, perto da fronteira com a Tunísia, a aproximadamente oitenta quilômetros da costa mediterrânea). Na qualidade de decurião, seu marido provavelmente possuía pelo menos doze hectares de terra, o que coloca o casal numa razoável posição social, já que isso inclui bens como escravos, olivais e vinhas (PEREIRA, 1991: 11). Quando do casamento entre Mônica e Patrício, este teria então cerca de quarenta anos de idade e ela dezessete ou dezoito.

Sua vida conjugal não era das melhores. "Sofria-lhe também as infidelidades matrimoniais com tanta paciência, que nunca teve discórdia alguma com o marido, por este motivo" (Confissões, p. 225). Aqui começa a se afigurar o modelo cristão da boa esposa.

Ela teve uma rígida educação católica, e transmitiu isso ao filho (FÜLLÖP-MILLER, 1993: 76). Tentou, sem sucesso, trazer tanto o filho quanto Patrício para o cristianismo. Agostinho nos dá sua visão de seu pai: "Se o coração do marido era afectuoso, o temperamento era arrebatado" (Confissões, p. 225). Mônica era portanto, aos olhos do filho — futuro bispo de Hipona e santo da Igreja Romana — uma luz a iluminar a casa pagã de Tagasta. "Era verdadeiramente a serva de Vossos servos" (Confissões, p. 226).

Quando Agostinho, ainda criança, adoeceu, Mônica, pensando que o filho estava morrendo, tentou iniciá-lo no sacramentos, para obter a remissão de seus pecados. Porém, quando ele recuperou a saúde, segundo suas próprias palavras, voltou a recair "na imundície do pecado" (Confissões, p. 40).

Com a adolescência de Agostinho vieram novas preocupações para Mônica. Aos dezesseis anos ele passou férias com os pais — pois até então esteve num colégio na cidade de Madaura —, quando seu pai, vendo-o no banho, notou que já entrara na puberdade. "...ele contou-o, todo alegre, a minha Mãe (...) Porém, já tínheis começado a edificar em minha Mãe o Vosso templo e os fundamentos da Vossa santa habitação (...) Por isso, minha Mãe, com tal nova, agitou-se levada de piedosa perturbação e temor" (Confissões, p. 56). Ela temia perder o controle sobre a educação de seu filho.

Mônica não batizou seu filho de imediato; segundo o costume da época, as crianças filhas de católicos não eram batizadas quando de seu nascimento; o batismo só ocorria mais tarde, quando a pessoa tivesse plena consciência da importância do sacramento. Apesar disso, Agostinho foi inscrito no catecumenato (preparação para receber o batismo). Logo depois, Patrício se converteu ao cristianismo. Provavelmente, temos aqui a influência de Mônica.

De qualquer modo, neste período o cristianismo já tinha a aquiescência do Império e é provável que Patrício tenha cedido aos apelos de sua mulher, se convertendo e dando os primeiros ensinamentos cristãos a Agostinho, com a ajuda econômica de um amigo de nome Romaniano — que, durante toda a educação de Agostinho, socorreria a família quanto aos gastos para sua formação, mesmo após a morte de Patrício (o pai de Agostinho morreu no mesmo ano de sua conversão, em 370) (PEREIRA, 1991: 16-17).

Agostinho foi mandado para Cartago a fim de estudar num curso superior, mais uma vez amparado por seu mecenas, Romaniano. Esta emancipação do rapaz trouxe os primeiros conselhos de sua mãe: "Ela me ordenou, que foi com muita veemência que me preveniu, que não fornicasse e sobretudo que não desonrasse a mulher do próximo".

Agostinho vê na mãe um instrumento a serviço de Deus; "De quem eram se não de Vós, aquelas palavras que, por meio de minha Mãe, Vossa fiel serva, pronunciastes aos meus ouvidos?" (Confissões, p. 57). Para Agostinho, Mônica já é nesse momento o alicerce espiritual que o conduzirá em direção da verdadeira fé; ele na verdade, após seu batismo e conversão ao cristianismo, nunca reconsiderou o caráter feminino de sua mãe.

Para o santo ela sempre foi a intermediária entre ele e Deus: "Não era a minha mãe nem as minhas amas que se enchiam a si mesmas os peitos, de leite. Éreis Vós, Senhor, que, por elas, me dáveis o alimento da infância, segundo os vossos desígnios e segundo as riquezas que depositastes até no mais íntimo das coisas" (Confissões, p. 32).

Não devemos considerar literalmente essa tentativa de santificação da vida de Mônica. Quando do momento da concepção da obra Confissões, Agostinho já era bispo de Hipona e, portanto, tinha uma visão teológica de seu processo de cristianização. De qualquer modo, é apenas através dele que podemos vislumbrar a vida de Mônica.

Nesse período de 21 anos que abrange a adolescência de Agostinho até sua conversão e batismo (366-387), Mônica pode ser traduzida em duas palavras que permeiam seu nome na obra Confissões: oração e lágrimas. A primeira é o pedido a Deus, que dê a seu filho a fé verdadeira. A segunda é o sofrimento pelos caminhos da perdição trilhados por Agostinho — as heresias que durante um certo tempo ele abraçou: o maniqueísmo (373-383) e o ceticismo (383-384) (REALE e ANTISERI, 1990: 428-459). Sua vida estava destinada a ser escrita pela dor e esperança, de ainda em vida verem cumpridas suas preces.

E ela teve um sonho. Nele, via-se de pé sobre uma régua de madeira, quando um jovem veio ao seu encontro e perguntou-lhe porque estava tão triste e amargurada. Ela respondeu-lhe que chorava a perdição de seu filho; o rapaz mandou-lhe ficar sossegada, dizendo que onde ela estivesse, ele estaria junto. Nesse momento, o rapaz viu Agostinho ao lado dela, na mesma régua (Confissões, p. 83).

Podemos recorrer à interpretação freudiana quanto às possibilidades do sonho numa possível análise de um inconsciente em Mônica ("O historiador profissional tem sido sempre um psicólogo — um psicólogo amador. Saiba isso ou não, ele opera com uma teoria sobre a natureza humana; atribui motivos, estuda paixões, analisa irracionalidades..." - GAY, 1989: 25).

Este período histórico compreendido entre os séculos IV e VIII é, segundo Jacques Le Goff, a formação - na teoria e na prática - da onirologia cristã (LE GOFF, 1994: 283-333). Na primeira fase desse imaginário bem específico, o cristianismo estava livre das cargas neuróticas de controle que mais tarde incorporaria, tendo o sonho exercido um papel preponderante na formação do imaginário dos homens do ocidente cristão ocidental. A hagiografia do período o tem como ponto convergente da vida da maior parte destes santos, e o sonho de Mônica é o de um tipo muito especial: o que vem diretamente de Deus ("Os sonhos são-nos enviados por espíritos — anjos ou demónios (...) Mas os sonho que vêm directamente de Deus são muito excepcionais — como prova a experiência de sua mãe Mónica" - (LE GOFF, 1994: 316).

Mais: ela não só sonha como interpreta sua mensagem. Após seu sonho divino, ela contou-o a seu filho. Ele deu-lhe uma interpretação maniqueísta ("Narrando-me esta visão, esforcei-me por interpretá-la de modo que ela não desesperasse de vir a ser o que eu era, isto é, maniqueísta") (Confissões, p. 83). Ela, sem hesitar, disse-lhe que ele estava enganado; era ele a se converter e não ela! Isso abalou Agostinho. Mais uma vez ele viu sua mãe como o instrumento da palavra divina: "Mais do que o próprio sonho, abalou-me então aquela Vossa resposta dada por intermédio da solicitude de minha mãe" (Confissões, p. 83).

Nesse objeto onírico de transmissão do logos divino — só mais tarde Agostinho demonstraria um mal-estar, uma incerteza a respeito dos sonhos (LE GOFF, 1994: 317) —, podemos observar em seu inconsciente a intensa preocupação da mãe cristã pelo destino do filho. A alegoria da régua e a posição dos dois sobre ela, pode ser entendida como a inevitabilidade do passar do tempo e a ansiedade pelas preces, onde as preces da mãe ecoam sem resposta. Melhor, a resposta é a da profecia do jovem, segundo Agostinho, o próprio Deus ou um anjo ("Agostinho [...] não teve dúvidas. Aquele jovem que consolou sua mãe e que predisse a sua conversão pela vista e pela palavra era o próprio Deus [ou um anjo por ele enviado - de acordo com a habitual imagem das visões "africanas", segundo observou Pierre Courcelle" -  LE GOFF, 1994: 313-314)

Assim, ele atribui ao sonho a sublimação de sua conversão: sua vocação religiosa e existência cristã passa então pelo viés fundamental da angústia da interpretação dos sonhos (LE GOFF, 1994: 317. Le Goff chega a afirmar que a obra Confissões - principal fonte deste artigo - é uma autobiografia onírica). Mais uma vez Mônica é a mediadora responsável pelo passo decisivo de seu filho em direção à verdadeira fé.

Nove anos depois do sonho de Mônica dá-se a conversão de Agostinho (LE GOFF, 1994: 314). Nesse meio tempo, formam-se suas principais virtudes de mãe cristã: as lágrimas, o conforto (no sentido de consolação), a persistência. O episódio mais famoso dessa personificação cristã é o das súplicas que Mônica fez a um bispo — provavelmente o de Cartago — para interceder junto a seu filho, já que seus pedidos não eram atendidos. O bispo teria respondido: "Vai em paz e continua a viver assim, porque é impossível que pereça o filho de tantas lágrimas" (Confissões, p. 85).

Ainda acontece um famoso acontecimento em que Agostinho, desejoso de ir a Roma, engana sua mãe, que não queria que o filho partisse. Ele a fez ficar aguardando a noite inteira num lugar consagrado à memória de São Cipriano enquanto tomava um navio.

Essa passagem das Confissões mostra como Agostinho perpetua a imagem de sua mãe, aquela que faz a intermediação entre o sagrado e o profano, o céu e a terra: "Soprou o vento, enfunou as velas e logo escapou à nossa vista a praia, onde, de manhã cedo, minha Mãe, louca de dor, enchia, com suas queixas e prantos, os Vossos ouvidos, insensíveis àquelas lamentações. Ela, segundo os costumes das mães, e mais ainda que muitas outras, desejava-me sempre junto de si (...) Esses tormentos denunciavam nela a herança de Eva, pois gerava com lágrimas o que com lágrimas dera à luz" (Confissões, p. 120).

Este trecho é bastante significativo. Agostinho reconhece a herança do pecado original, presente em todas as mulheres ("À mulher ele disse: "Multiplicarei as dores de tuas gravidezes, na dor darás à luz filhos [Gn, 3, 16]" - A Bíblia de Jerusalém, 1991: 35). A condenação divina a Eva atinge a mulher no que a Igreja considera como sua atividade essencial: ser mãe e esposa. Trata-se de uma pena hereditária, mais tarde transformada por São Paulo em uma falta hereditária. Agostinho, mesmo na sua visão santificadora da mãe, reconhece o fardo do seu sexo feminino. A mulher na visão da Igreja, terá sempre esse outro lado negativo: o portal de entrada do diabo. Como na interrogação de Tertuliano (Tertullianus, 170?-212?): "Não sabes tu que és Eva, tu também? (...) Tu és a porta do diabo, tu consentiste na sua árvore, foste a primeira a desertar a lei divina" (DALARUN, s/d: 35).

Nas viagens mediterrâneas de Agostinho, Mônica confortou os marinheiros ("Era ela que, nos riscos dos mares, incutia coragem aos próprios marinheiros que costumavam animar os inexperientes navegadores do abismo, quando se perturbam: prometia-lhes a chegada a salvamento, porque Vós, em visão, lho havíeis prometido") (Confissões, p. 131), e pacientemente aguardou até o último momento a conversão de seu filho amado: "respondeu-me (...)que esperava ver em Cristo que, antes de partir desta vida me havia de ver fiel católico" (Confissões, p. 132).

Quando, aos 33 anos — idade simbólica, idade de Cristo —, ele decidiu pela conversão (387), ela exultou ("Transformastes a sua tristeza numa alegria muito mais fecunda do que ela desejava...") (Confissões, p. 207). Tinha obtido sucesso na missão de sua vida. Segundo suas próprias palavras, ela disse ao filho: "Por um só motivo desejava prolongar um pouco mais a vida: para ver-te católico antes de morrer. Deus concedeu-me esta graça superabundantemente (...) Que faço eu, pois, aqui?" (Confissões, p. 229).

Mônica morreu no mesmo ano, aos 56 anos de idade. Mas antes, os dois santos católicos tiveram um diálogo-êxtase em Óstia, numa das passagens mais famosas das Confissões. Agostinho afirma que esse encontro foi obra dos "secretos desígnios Dele", quando então alcançaram a transcedentalidade: "Enquanto assim falávamos, anelantes pela Sabedoria, atingimo-la momentaneamente, num ímpeto completo do nosso coração" (Confissões, p. 228). Uma semana depois, ela caía com febre e falecia.

Agostinho agradeceu a vigília cristã da mãe. Em suas preces pela mãe, ele pede que oremos por ela, e reconhece nela uma "alma piedosa e santa", e completa: "Inspirai, meu Senhor e meu Deus (...) inspirai a todos os que leram estas páginas que se lembrem junto ao altar, de Mónica, Vossa serva, e de Patrício (...) Assim, graças a estas Confissões, o desejo último de minha Mãe, será mais copiosamente cumprido, com as orações de muitos, do que somente com as minhas" (Confissões, p. 236).

Mônica foi sepultada na cripta da Igreja de Santa Áurea em Óstia. Seu corpo foi descoberto em 1430 e transladado para Roma, primeiro para a Igreja de S. Trifão, e mais tarde para a Igreja que lhe foi dedicada.

A mulher pré-cristã já possuía todos as características básicas que conhecemos do ideal de mulher cristã: o silêncio, a submissão e a abstinência dos prazeres sexuais (CHEVITARESSE, 1991: 113). Logo, o grosso de suas características de "ser inferior" foi herdado da Antigüidade.

Santa Mônica é o modelo desta tarefa pedagógica vital: a formação da conduta moral e religiosa do filho. Incutir pudor, mansidão, e todas essas condutas cristãs é a virtude deste exemplo de comportamento, que, além de tudo, dá o empenho da conversão, em que pese a "debilidade estrutural da intervenção feminina no interior da família" (VECCHIO, s/d: 181).

Por fim, Santa Mônica é santa, não por ter realizado qualquer milagre, ou por ter sido martirizada, como tantos santos cristãos da Alta Idade Média. Ela é santa por ser mãe. Mãe de um santo, logo, um instrumento divino. Ela é o meio para o fim. Sua maternidade é a dos novos tempos, da virada do mundo antigo para o medievo. Sua miraculosidade é a da lágrima, que suplica através da oração a dádiva do Cristo para seu filho (TAVARES, 1990: 106). Suas lágrimas são as lágrimas de Deus: "...enquanto minha Mãe, Vossa fiel serva, junto de Vós chorava por mim, mais do que as outras mães choram sobre os cadáveres dos filhos" (Confissões, p. 83). Seu atributo não possui redenção nem conflito. Ele é a prece atendida, o fervor transmitido.

Com Santa Mônica temos a mãe cristã em toda a sua acepção. A mulher, com seu lado sexual negado pelo ideal cristão, passa o bastão para a mãe, que sofre e vive pelo filho. Embora a Idade Média tenha tido um ideal materno em Sarah, esposa de Tobias (VECCHIO, s/d: 143), esta era judia, e tinha um passado com vários lutos como viúva - apesar de ter sido ouvida por Deus (Tobias, 3, 8-10 - A Bíblia de Jerusalém, 1991: 730-731).

De maneira que, apesar do modelo de Sarah, é em Mônica que se afigura na totalidade o ideal da mãe cristã. Em sua iconografia, ela é representada como uma senhora com grandes sulcos no rosto, olhar triste e mãos unidas em forma de oração. Talvez seja essa a palavra que a define: oração. A mãe serva de Deus, que ora pelo filho. A mãe cristã.

 

 

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Cronologia

314-335 – Papado de (São) Silvestre I, romano.

324-337 – Reinado de Constantino, o Grande (Império do Ocidente e Oriente).

331 (?) – Nascimento de Mônica, futura mãe de Santo Agostinho.

331 – Nascimento de Juliano, o Apóstata.

336 – Papado de (São) Marcos, romano.

337 – Morte de Constantino.

337-340 – Reinado de Constantino II, imperador do Ocidente.

337-350 – Reinado de Constante, imperador do Ocidente.

337-352 – Papado de (São) Júlio I, romano.

337-353 – Reinado de Constâncio II, imperador do Oriente.

340-398 – Vida de Santo Ambrósio.

340-402 – Vida de Símaco, porta voz do Senado Romano da década de 360 até a sua morte.

340-420 – Vida de São Jerônimo.

345-407 –Vida de São João Crisóstomo.

348 (?) – Casamento de Mônica e Patrício.

348-410 – Vida de Prudêncio, o melhor dos poetas cristãos do século IV. Nascido provavelmente em Saragoça.

350-353 – Reinado de Magnêncio, imperador do Ocidente.

352-366 – Papado de Libério, romano.

353-361 – Reinado de Constâncio II, imperador do Ocidente e Oriente.

354 – Nascimento de Agostinho em Tagasta, cidade da Numídia, na África.

355-365 – Antipapa Félix II, romano.

359-408 – Vida de Estilicão, meio vândalo por nascimento e comandante dos soldados romanos (394-408).

361-363 – Reinado de Juliano, imperador do Ocidente e Oriente.

363-364 – Reinado de Joviano.

364-375 – Reinado de Valentiniano, imperador do Ocidente.

364-378 – Reinado de Valente, imperador do Oriente.

366 – Agostinho, aos 12 anos, vai estudar em Madaura.

366-367 – Antipapa Ursino.

366-384 – Papado de (São) Dâmaso I, espanhol.

367-383 – Reinado de Graciano, imperador do Ocidente.

370 – Agostinho de férias em Tagasta. Arranja uma concubina. Morte de seu pai Patrício.

370-404 – Vida de Claudiano, egípcio de nascimento e o mais talentoso poeta do fim do Império Romano.

371 – Agostinho vai estudar num curso superior em Cartago graças à ajuda financeira de Romaniano, amigo de seu pai Patrício. Conselhos de Mônica.

372 – Agostinho, aos 18, é pai de um menino, Adeodato (dádiva de Deus). Os hunos atravessam o Volga.

373 – Agostinho, aos dezenove anos, abraça o maniqueísmo.

374 – Agostinho ensina em Tagasta.

374-383 – Agostinho abraça a heresia maniqueísta.

375-383 – Agostinho ensina em Cartago.

378 – Batalha de Adrianópolis.

379-395 – Reinado de Teodósio, imperador do Oriente.

383 – Aos 29 anos, Agostinho deixa Cartago e vai lecionar retórica em Roma, enganando sua mãe.

383-384 – Agostinho se afasta do maniqueísmo, ficando tentado a abraçar a filosofia ceticista da Academia Cética.

383-392 – Reinado de Valentiniano II, imperador do Ocidente.

384 – Agostinho, graças ao apoio dos maniqueus, passa de Roma a Milão, onde assume o cargo de professor oficial de retórica da cidade. Nessa cidade dá-se o encontro com o bispo Ambrósio, que lhe ensina o modo correto de abordar a Bíblia.

384-386 – Através de reflexões espirituais, Agostinho amadurece sua conversão ao cristianismo.

384-399 – Papado de (São) Sirício, romano.

386 – Mônica arranja uma noiva de 10 anos para Agostinho. Este concorda em aguardar que ela complete 12 anos, idade válida para o casamento. Agostinho então separa-se de sua concubina, mandando-a de volta para a África (ela entra para um convento). Apesar disso, ele não se casa, arranjando outra concubina.

387 – Agostinho (aos 33 anos), Alípio e Adeodato são batizados em Óstia por Santo Ambrósio. Mônica assiste à cerimônia. 
Morte de Mônica (aos 56 anos). Agostinho, antes de voltar para Tagasta, permanece em Roma quase um ano.

388 – Em Roma, Agostinho escreve A quantidade da alma. Agostinho escreve a obra Sobre o livre-arbítrio (escrito contra os maniqueístas, concluída em 391/395). Agostinho volta para Tagasta, vende os bens paternos e funda uma comunidade religiosa (a Ordem de Santo Agostinho), a mais antiga irmandade do Ocidente cristão.

388-389 – Agostinho escreve a obra Sobre os costumes da Igreja Católica e os costumes dos maniqueus (escrito contra os maniqueístas).

388-391 – Em Tagasta, Agostinho escreve as obras O mestre e A música. Tratam-se de escritos próximos aos de Cassiciano.

389 – Morte de Adeodato.

389-461 – Vida de São Patrício.

390 – Teodósio, imperador do Oriente, ordena um massacre na Tessalonica, onde morrem 7.000 pessoas. É excomungado por Ambrósio, e só recebe seu perdão após cumprir uma penitência pública. Agostinho escreve a obra A verdadeira religião (escrito contra os maniqueístas).

391 – Valério, bispo de Hipona, pede a Agostinho que o auxilie na administração de sua diocese e o ordena sacerdote. Ali ele funda um monastério.

392 – Fortunato, bispo maniqueu, abandona Hipona após um debate público de dois dias com Agostinho.

392-394 – Reinado de Eugênio, imperador do Ocidente.

394 – Fim dos Jogos Olímpicos.

394-395 – Reinado de Teodósio, imperador do Ocidente.

395 – Agostinho é consagrado bispo.

395-408 – Reinado de Arcádio, imperador do Oriente.

395-410 – Alarico, líder dos visigodos.

395-423 – Reinado de Honório, imperador do Ocidente.

396 – Valério, alegando idade avançada, pede à congregação que eleja um sucessor. Agostinho é eleito bispo efetivo de Hipona por unanimidade.

396-426 – Agostinho escreve a obra A doutrina cristã (escrito exegético).

397 – Agostinho escreve a obra Confissões.

398 – Agostinho escreve a obra Sobre o Gênesis contra os maniqueus (escrito contra os maniqueístas).

399-401 – Papado de (Santo) Anastácio I, romano.

399-419 – Agostinho escreve sua obra-prima dogmático-filosófico-teológica, A Trindade.

400 – Pelágio chega a Roma. Agostinho escreve a obra Contra a Epístola de Parmeniano (escrito contra os donatistas).

401 – Alarico invade a Itália mas é contido por Estilicão. Agostinho escreve a obra Sobre o batismo contra os donatistas (escrito contra os donatistas).

401-414 – Agostinho escreve a obra Comentários literais ao Gênesis (escrito exegético).

401-417 – Papado de (Santo) Inocêncio I, albanês.

403 – Ravena torna-se capital do Império Romano do Ocidente.

407 – As legiões romanas abandonam a Britânia.

408-450 – Reinado de Teodósio II, imperador do Oriente.

409 – Pelágio foge de Roma por causa de Alarico. Vai para Cartago e depois para a Palestina.

410 – Alarico saqueia Roma. Orósio, sacerdote cristão e historiador espanhol refugia-se na África com Agostinho quando os bárbaros invadem sua terra natal.

411 – O imperador Honório ordena que se faça um concílio em Cartago para dar um basta à crise donatista. Comparecem 279 bispos donatistas e 286 bispos católicos. Marcelino, emissário do imperador, ordena que os donatistas entreguem suas igrejas. Reação donatista: morte de Restituto, sacerdote de Hipona, além de outro companheiro de Agostinho.

412 – Agostinho polemiza particularmente com Pelágio, escrevendo a obra O espírito e a letra.

413-427 – Agostinho escreve sua obra-prima apologética A Cidade de Deus.

414-417 – Agostinho escreve a obra Comentários a João (escrito exegético).

415 – Orósio, vai à Palestina a mando de Agostinho para prevenir Jerônimo contra Pelágio. Hipácia, filósofa pagã, é linchada por uma multidão cristã em Alexandria, fato que horrorizou muitos cristãos.

417 – Seguindo ordens de Agostinho, Orósio escreve sua História contra os pagãos. Agostinho escreve a obra Sobre a gesta de Pelágio (escrito antipelagiano).

417-418 – Papado de (São) Zózimo, grego.

418 – Agostinho escreve a obra A graça de Cristo e o pecado original (escrito antipelagiano).

418-419 – Antipapa Eulálio.

418-422 – Papado de (São) Bonifácio I, romano.

419-421 – Agostinho escreve a obra Contra Gaudêncio, bispo dos donatistas (escrito contra os donatistas).

422-432 – Papado de (São) Celestino I, da Campânia.

425-455 – Reinado de Valentiniano III, imperador do Ocidente.

426-427 – Agostinho escreve a obra Retratações.

430 – Os vândalos sitiam Hipona. Durante o terceiro mês do sítio, morre Agostinho, aos 76 anos de idade.

431 – Concílio de Éfeso: condenação de Pelágio como herético.

 

 

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Fontes

A Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Edições Paulinas, 1991.

AGOSTINHO. Confissões. Braga: Livraria Apostolado da Imprensa, 1990

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