Orientações

Pós-doutorado

20181
21.
A Música no Dom Quixote de Miguel de Cervantes (1547-1616)
Antonia Javiera Cabrera Muñoz (UFVJM).

 

Doutorado

2018
20.
O vício capital da Invejaleitmotiv e fio condutor de Curial e Guelfa – análise da tradução ao português e estudo cultural e sintático-semântico
Armando Alexandre dos Santos – doutorado em Transferencias Interculturales e Históricas (Universitat d’Alacant).

2017
19.
A Letra e o Espírito: analogia e exegese nos Sermões de São Vicente Ferrer (1350-1419)
Gustavo Cambraia Franco – doutorado em Transferencias Interculturales e Históricas (Universitat d’Alacant).

 

Mestrado

2018
18.
O corpo feminino em sofrimento: o Martírio de Santa Eulália (c.  1442-1445) de Bernat Martorell (c. 1390-1452)
Bárbara Lofiêgo Pimenta Lofêgo – Mestrado em Artes (UFES)

17.
Um olhar pela janela: Loyset Liédet (1429-1479), o tempo e a metáfora dos corpos nas imagens borgonhesas
Vinicius Saebel Lemos – Mestrado em Artes (UFES)

16.
Vestuário e estrutura social: a arte germânica da iluminura no Codex Manesse (séc. XIII)
Beatriz Passamai Pereira – Mestrado em Artes (UFES)

15.
Corpos profanados, corpos mutilados. Entre Bernat Martorell (1390-1452) e Caravaggio (1571-1610): João Batista em cena
Matheus Corassa da Silva – Mestrado em Artes (UFES)

 

2017
14.
Quid, quis et qualis est?: o socratismo cristão na obra De Consideratione de São Bernardo de Claraval (1090-1153)
Letícia Fantin Vescovi Cordeiro Bartos Moreira – Mestrado em Filosofia (UFES)

13.
Antagonismos de forças na gravura de Adir Botelho (1932- ): análise estética da série Caldeirão
Paola Sarlo Pezzin – Mestrado em Artes (UFES)

12.
Representações arquitetônicas nas Cantigas de Santa Maria (séc. XIII)
Bárbara Dantas Batista Covre – Mestrado em Artes (UFES)

11.
Jaume Huguet (1414-1492) e a pintura gótica catalã do século XV
Michele Cordeiro da Silva – Mestrado em Artes (UFES)

10.
Ressonâncias da representação do trabalho camponês medieval na arte de Jean-François Millet (1814-1875)
Paula de Sousa Santos – Mestrado em Artes (UFES)

9.
Mircea Eliade (1907-1986): Um Novo Humanismo
Rodrigo Danúbio Queiroz – Mestrado em Filosofia (UFES)

8.
O Originário da Obra de Arte em Heidegger (1889-1976)
Cezario Caldeira Saiter – Mestrado em Filosofia (UFES)

 

2016
7.
Arquitetura e Espiritualidade. Suger (c. 1081-1151) e a edificação do Gótico
Tainah Moreira Neves – Mestrado em Artes (UFES)

6.
Aquarelas: a linguagem das cores em Fayga Ostrower (1920-2001)
Wanessa Cordeiro da Silva – Mestrado em Artes (UFES)

5.
O mercado de artes plásticas (sécs. XIX-XX): relações de poder no trânsito produção / mediação / consumo
Natalie Supeleto Gomes – Mestrado em Artes (UFES)

 

2015
4.
A imortalidade da alma em Ibn Sina (Avicena, 980-1037)
Evandro Santana Pereira – Mestrado em Filosofia (UFES)

 

2010
3.
As ideias políticas e a apologética de Ramon Llull (1232-1316) sobre a cruzada na Terra Santa
Eliane Ventorim – Mestrado em História (UFES)

 

2009
2.
Um homem de saber entre homens de poder: as relações políticas e sociais nas Memórias do abade Guiberto de Nogent (c. 1055 - c. 1125)
Carlile Lanzieri Júnior – Mestrado em História (UFES)

 

2006
1.
A colônia imaginada – Anchieta e as metamorfoses do imaginário medieval na América portuguesa (1534-1597)
Davis Moreira Alvim – Mestrado em História (UFES)

Notas

  • 1. Não estão incluídas nessa relação as orientações de monografias de conclusão de cursos de graduação, nem as monografias de cursos de pós-graduação lato sensu.