A noção de pecado e os sete pecados capitais no Livro das Maravilhas (1288-1289) de Ramon Llull

Amável filho, quase mortas estão a sabedoria, a caridade e a devoção, e poucos são os homens que se encontram na finalidade para a qual Nosso Senhor Deus os criou. Não existe mais o fervor e a devoção que costumava existir nos tempos dos apóstolos e dos mártires que, por conhecerem e amarem a Deus, definhavam e morriam. Convém você ir se maravilhar no lugar donde a caridade e a devoção se foram. Vá pelo mundo e maravilhe-se dos homens que cessam de amar e conhecer a Deus. Que toda sua vida seja no amor e no conhecimento de Deus e que você chore pelas faltas dos homens que ignoram e deixam de amar a Deus. (RAMON LLULL, “O Livro das Maravilhas”, OS, 1989, vol. 2: 19-20).

Obediente a seu pai, Félix se despediu com a graça e a bênção de Deus. Com essa doutrina paterna, como bom medieval ele peregrinou e peregrinou: andou pelos bosques, pelos montes e planícies, pelos lugares ermos e povoados, encontrou príncipes e cavaleiros pelos castelos e cidades, e em todos os lugares “se maravilhava com as maravilhas que existem no mundo”. Perguntava o que não entendia, explicava o que sabia e metia-se em trabalhos e perigos para fazer reverência e honra a Deus.

Nesse belo Prefácio se encontra o tom literário do Livro das Maravilhas e a atitude do protagonista da novela: languidamente perplexo, contemplativamente melancólico, decididamente investigativo, o peregrino criado por Ramon Llull – chamado Félix, isto é, aquele que é feliz – percorre o mundo disposto a conhecer a realidade criada por Deus.

Quando escreveu essa novela enciclopédica e alegórica, Ramon se encontrava em Paris, capital cultural do mundo na época. Ali, pela primeira vez, lecionou na Universidade e expôs seu sistema filosófico, sua Arte, sem ser, no entanto, compreendido. Ali provavelmente também se encontrou com o rei Felipe, o Belo – sobrinho de Jaime II de Maiorca, seu protetor – mas também não conseguiu concretizar seu desejo de criar escolas de línguas para futuros missionários dispostos a morrer por Cristo e pregar o cristianismo em terras muçulmanas, como havia conseguido realizar em Miramar (1276), em sua terra natal. (HILLGARTH, 1988: 77)

Certamente a decepção por não conseguir se comunicar adequadamente com os estudantes de Paris fez com que Ramon mudasse a forma de exposição de sua Arte, passando então (e pela segunda vez) para a narrativa alegórica. (VEGA, 2002: 41) Assim, o Livro das Maravilhas é uma doce “crítica implacável” e conservadora a quase todos os ofícios sociais de então. (HILLGARTH, 1988: 67) Esse fato torna o texto um notável documento para os historiadores compreenderem profundamente o olhar social de um dos pontos de vista mais importantes do século XIII: o voluntarismo cristocêntrico das ordens mendicantes, a emoção e a razão a serviço da fé (VAUCHEZ, 1995: 125-148), noção que Ramon Llull conjugou de forma notável em seus escritos.

O tratamento que o filósofo catalão dá ao tema é exclusivamente exemplarista: são centenas e centenas de pequenos contos, explicações alegóricas que constroem a viagem de Félix na escala da criação. Isso está bem explícito na organização da obra, seus livros e temas: Deus, os Anjos, o Céu, os Elementos, as Plantas, os Metais, as Bestas, o Homem, o Paraíso e o Inferno.

Além disso, o comportamento do protagonista ao longo da narrativa é tipicamente franciscano: o jovem (e virgem) Félix contempla, pergunta, observa, medita, se surpreende e se maravilha (BONNER, 1989: 11-12), pois o mundo está se laicizando e os homens estão deixando de amar a Deus. Em seu caminho, esse “peregrino do conhecimento” conhece um eremita, que lhe mostra os mistérios da natureza divina e o ensina a interpretar a realidade a partir de Deus e de princípios racionais com base na seguinte dicotomia: o mal é o não-ser, e o bem, o ser. (BADIA I BONNER, 1992: 112)

Por fim, o entrelaçamento dos exemplos em um labirinto de significados metafísicos no Livro das Maravilhas tem o objetivo de testar e exercitar a inteligência do leitor. (VEJA, 2002: 41) Em outra oportunidade, defini o exemplo luliano como um phantasticus exemplum (COSTA, 2000: 213), pois Llull mescla parábolas fantásticas com cenas mais realistas, sempre com o intuito de provar racionalmente a existência da Santíssima Trindade na estrutura do mundo e do cosmo.

Assim, após esse rápido preâmbulo, passo à análise de algumas passagens do Livro das Maravilhas em que Ramon narra dezenas e dezenas de exemplos relacionados aos sete pecados capitais. Esses trechos foram extraídos do capítulo VIII (Sobre o Homem), que corresponde a quase 60% do total da obra.

I. O que é pecado?

Muitas vezes Félix ouviu dizerem que o pecado não era nada! Maravilhado com o fato de os homens carregarem o fardo do pecado original, fardo que “não é nada”, Félix indaga o eremita sobre essa maravilha. Este inicia então o diálogo com Félix definindo o que é pecado: o pecado existe quando o homem ama mais outras coisas que a Deus, invertendo a intenção para a qual foi criado. Essa definição se baseia em uma teoria de Ramon Llull chamada “primeira e segunda intenção” (ORL, 1935: 03-66).

Acontece então a exposição de quatro exemplos sobre o pecado: o rei, o pastor, o hortelão e o bispo (em cada capítulo sobre um pecado há vários exemplos, o que me obrigou a fazer uma seleção arbitrária). Deterei-me apenas no primeiro, a estória do “rei pecador”, exemplo que trata da função do poder monárquico:

Havia um rei que amava os deleites deste mundo e menosprezava a glória do outro século. Aquele rei fora ordenado rei para ter justiça na terra, mas tinha a intenção de ser rei para ter abundância de dinheiros, de honramentos e de deleites, como caçar, se divertir, comer, beber, vestir e ter deleites carnais. O rei fazia todas essas coisas e não cuidava da justiça, e assim seu reino se destruía porque não tinha regente. Este rei pecava porque invertia a intenção pela qual era rei. (RAMON LLULL, “O Livro das Maravilhas”, OS, 1989, vol. 2, Livro VIII, cap. 113: 362)

Os reis existem para terem o mundo em paz, pensa Ramon, pensavam os medievais. No entanto, a observação da realidade lhe impõe uma constatação: na prática de seu ofício, os reis invertem a prerrogativa divina e se deleitam nos prazeres mundanos – e aqui não posso deixar de comentar o duplo sentido da palavra catalã delitdeleite, um vivo prazer da alma ou dos sentidos, mas tambémdelito, infração da lei, no caso, da lei divina. (GGL, 1983, vol. II: 35-36). Ou seja, quando o rei se deleita, comete delito, deleite/delito contra Deus.

II. A Gula na mesa do príncipe

Imagem 1

pecadollull1.jpg

Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard (França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 84, detalhe)
A gula (ou glutonia) é voraz e nunca se sacia.
As iluminuras desse famoso Livro de Horas estão sempre divididas em dois espaços. No primeiro plano, acima, sempre ocupando um espaço maior, há a representação do pecado capital, sempre sob a forma cavaleiresca - um personagem montado, ocupando uma sala. Trata-se de uma cena de interiores em que o motivo cavaleiresco é caricaturado às últimas conseqüências. Aqui o cavaleiro é um gordo burguês que monta um peludo javali, não um nobre corcel. Na cena abaixo, a seguir, o artista sempre retrata o caos provocado pelo pecado na sociedade humana, na sociedade de corte. São sempre cenas nobres, em que os personagens estão tomados, possuídos pelos baixos instintos pecaminosos, sempre com o demônio em cena, instigando homens e mulheres. Na iluminura da gula, um banquete e seus excessos: à esquerda, uma mulher segura a cabeça de um homem, que vomita para, a seguir, comer novamente. À direita, a mesa tem pão e galinha; todos bebem e se empanturram muito.

O pecado tenta especialmente aquele que não peca, aquele que anda reto. Havia um príncipe que amava tanto a temperança que mandara colocar em seu copo predileto a inscrição “temperança e gula” para que, sempre que se sentasse à mesa para comer e beber, se lembrasse daquela virtude oposta à gula. Um dia, no entanto, o príncipe comeu e bebeu demais, e a gula ainda o fez pegar mais um pedaço de carne. Quando estava com o pedaço de carne em uma das mãos, sua consciência o trouxe à razão e ele se perguntou o que valia mais, Deus e a temperança, a longa vida e a saúde ou a gula, a doença, a morte e a ira divina. Depois dessa consideração, o príncipe largou o pedaço de carne e agradeceu ao Senhor o fato de ter recebido a temperança, e com ela poder amá-Lo, temê-Lo e servi-Lo. (RAMON LLULL, “O Livro das Maravilhas”, OS, 1989, vol. 2, Livro VIII, cap. 69: 231)

III. A Avareza no sonho do rei

Imagem 2

pecadollull2.jpg

Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard (França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 91, detalhe)
A avareza é gananciosa, tem fome de dinheiro.
O cavaleiro monta um lobo escancaradamente voraz, símbolo do apetite do avaro pelo dinheiro. Ele exibe e entorna sua bolsa vermelha cheia de moedas (outra, preta, está igualmente cheia, em sua cintura); o diabo está a seu lado. Na cena abaixo, oito personagens avaros em um quarto: na cama, um rico-homem conta suas moedas, ao centro, uma senhora, com sua negra bolsa de moedas à mostra, ensina às suas jovens pupilas como serem avaras; à esquerda, uma espécie de competição: quem tem a bolsa mais cheia?

Para Ramon, todas as virtudes existem no homem em potência porque elas existem em Deus em essência, e o Criador as transmite à humanidade através de Sua bondade, através da ação intrínseca de Suas dignidades. Por isso, ao tratar da avareza, o beato inicia o capítulo dizendo que Deus é generoso e se dá totalmente ao Filho e ao Espírito Santo, “engendrando o Filho e espirando o Espírito Santo” – e o mesmo ocorre com as outras duas Pessoas Divinas. Por esse motivo, a avareza é contrária à largueza divina..

E para exemplificar o contrário dessa generosidade divina, isto é, o pecado da avareza, Ramon novamente se vale do exemplo da monarquia, pois seus olhos críticos voltam-se constantemente em direção aos senhores do poder. Assim, o eremita conta a Félix que havia um rei muito rico e poderoso que se dedicava a “honrar a si mesmo e ter todos os deleites deste mundo”. Soberbo, ele desejava viver para desfrutar esses prazeres e para que todos os homens de seu reino o honrassem e o servissem. Um dia, o rei caiu doente e esteve à beira da morte. Quando dormiu, teve um sonho. Duas senhoras surgiram diante dele: a Largueza e a Avareza. O rei pediu saúde e longa vida à Largueza, mas ela se recusou a lhe dar algo, dizendo-lhe que isso seria contrário à vontade de Deus, já que assim ela concordaria com a Avareza. (RAMON LLULL, “Fèlix o el Libre de Meravelles”, OS, 1989, Livro VIII, cap. 70: 233)

Há aqui duas tradições que se entrecruzam no exemplo: a personificação das virtudes e dos vícios em belos diálogos fantasiosos, uma característica dos escritos lulianos (BADIA, 1992) e a tradição do sonho no cristianismo. (LE GOFF, 2002: 511-529). Além disso, a forma com que Ramon Llull trata o tema, dosa a dura advertência com o amor típico do ensinamento cristão – e que é a base de toda a sua mensagem (DOMINGUES REBOIRAS, 1990: xxi), pois a presença onírica das duas damas suaviza o impacto da chegada da morte e o medo do julgamento final.

IV. A senhora casada e casta e a Luxúria do bispo

Imagem 3

pecadollull3.jpg

Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard (França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 98, detalhe)
A luxúria se encanta consigo mesma e desordena o mundo.
O cavaleiro agora é um jovem, muito bem vestido, de longos cabelos cacheados. Com longas esporas - símbolo fálico - e montado em um bode com grandes testículos (personificação da luxúria), ele traz um pássaro (não um falcão), que seduz com seu canto. Na cena inferior, o diabo, de nome Smodeus, tem agora longos chifres. Com sua mão direita, ele parece impulsionar seu pecado: no centro da cena, uma mulher é assediada por três homens (um a agarra por trás); exibida, ela parece gostar muito da corte da luxúria. À direita, uma senhora é violentada por um homem. Ela tenta repeli-lo, mas ele é forte e a domina, tocando-a em suas partes íntimas. Uma jovem de vestido vermelho assiste a tudo, extasiada.

Félix se maravilha como o homem é movido ao deleite da luxúria através da visão e da audição. O eremita lhe explica que o homem é tocado de duas maneiras: no corpo e na alma. Narra então o melhor exemplo que poderia haver da fortíssima oposição entre a castidade e a luxúria para ilustrar a Félix o que diz: a escandalosa estória do bispo luxurioso. (RAMON LLULL, “Fèlix o el Libre de Meravelles”, OS, 1989, Livro VIII, cap. 71: 236)

Esse servo de Deus era um pecador porque amava uma senhora casada, virtuosa e amante da castidade. Muitas vezes o bispo pediu a ela que fizesse a sua vontade, mas a boa senhora lhe repelia, dizendo que não daria uma ovelha ao lobo. O bispo insistia, e tinha um cuidado tão grande com ela que a deixava enojada. Para dar um basta a essa situação, a senhora levou o iludido bispo a sua cama e, na presença de duas donzelas suas e de um sobrinho, tirou sua camisa, “suja com uma sujeira vergonhosa” para que ele a tocasse e desse nome àquela sujeira. Depois, ela se despiu completamente e disse ao bispo que se tivesse olhos que olhasse, pois ela perderia a castidade e a Deus, “aviltando o corpo de Jesus Cristo quando O deveria santificar”. E ainda disse mais:

...que ele desejava que ela estivesse na ira de Deus, de seu marido e de seus amigos, na blasfêmia das gentes, que fosse inimiga da castidade e submetida à luxúria. O bispo sentiu vergonha e contrição, e maravilhou-se com sua grande loucura, com a grande castidade e virtude da senhora, e tornou-se um homem justo e de santa vida.

Os estudiosos estão mais ou menos de acordo que esse exemplum serviu de base para uma lenda que surgiu no final do século XV e início do XVI a respeito da conversão de Llull em 1263. Segundo essa lenda, o próprio Llull teria assediado uma senhora que, no fim, permitiu que ele entrasse em seu quarto para se despir e mostrar a ele um seio canceroso. Assim, alguns estudiosos, como, por exemplo, Hillgarth, acreditam que essa passagem sobre a senhora casta e doente pode ter algum fundamento real (HILLGARTH, 1998: 62)

V. A Acídia do burguês rico

Imagem 4

pecadollull4.jpg

Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard (França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 97, detalhe)
A preguiça alonga o tempo e retarda o trabalho.
Ninguém consegue fazer nada: deprimido, o cavalo está inerte no chão; o viajante tenta inutilmente erguê-lo. Abaixo, o diabo, de amarelo, incita o mundo à inércia. Todos estão cansados e não cumprem seu ofício. A fiadeira dorme, seu cão também; o alfaiate não corta o tecido: o mundo está parado.

De todos os ofícios sociais, o burguês é o que merece as maiores críticas por parte de Ramon Llull. Motivo das grandes transformações sociais dos séculos XII-XIII, a burguesia citadina corrompeu as estruturas feudais e medievais, acelerando a mobilidade social e causando uma grande preocupação (e por vezes ira) dos conservadores e tradicionalistas, como, por exemplo, São Bernardo, Jacob de Vitry e o próprio Ramon Llull.

Em muitas passagens do Livro das Maravilhas, Llull critica os burgueses. No capítulo 72 há um interessante exemplo que narra a inseparável acídia que o ofício da burguesia traz em si:

Havia um burguês muito rico e honrado em uma cidade. Aquele burguês vivia de suas rendas e não fazia nada além de comer, beber e fazer tudo o que desejava. Como o burguês não fazia nada útil, não tinha nenhuma diligência, estava ocioso todos os dias e, por causa dessa ociosidade, sentia-se sempre triste e desgostoso. Por essa tristeza e desgosto, esteve acidioso, tendo prazer com o mal e desprazer com o bem. Do desprazer que tinha com o mal, lhe vinha um desprazer quando o mal não era maior e do bem que desamava lhe vinha pesar e tristeza quando o bem era muito grande. Assim, de todas as maneiras, esse burguês estava submetido ao trabalho e à tristeza por causa da ociosidade e acídia que tinha. (RAMON LLULL, “O Livro das Maravilhas”, OS, 1989, vol. 2, Livro VIII, cap. 72: 239)

A burguesia é avara, ambiciosa e preguiçosa, pois vive de suas rendas. Dessa forma, ela representa o vício e a desproporção que origina a desordem. A partir do século XII, a burguesia se tornou um dos temas preferidos dos pregadores (RICHARDS, 1992: 19), e Ramon aderiu a essas críticas com vigor. (COSTA E ZIERER, 2000)

VI. O Orgulho da mulher nobre do camponês

Imagem 5

pecadollull5.jpg

Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard (França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 84, detalhe)
O orgulho (a soberba) se embevece.
Montado em um nobre e vigoroso leão, o cavaleiro contempla sua própria beleza refletida em um espelho. Abaixo. o gordo diabo tem uma grossa corrente azul com uma maça dourada e pontiaguda envolvendo seu pescoço. Ele aponta para a vaidosa sociedade humana: homens - e especialmente mulheres - sentem-se superiores. A soberba é a rainha e raiz de todos os pecados.

No capítulo 73 ("Da Humildade e do Orgulho") há um exemplo que mostra muito claramente a mobilidade da sociedade medieval, sociedade de ordens que definia a posição da pessoa conforme seu ofício, não por sua riqueza material (COSTA, 2002: 113):

Havia um camponês que tinha uma bela mulher que era de linhagem nobre. Aquele camponês amava muito sua mulher, a vestia bem, a fazia estar ociosa e dava-lhe o melhor de comer, mais que para si. A mulher do camponês, por se ver bela, por ser de linhagem nobre e vendo que o camponês a honrava mais que a si mesmo, era orgulhosa e menosprezava seu marido, pelo qual menosprezo caiu no pecado da luxúria. O camponês se maravilhou muito por sua mulher ser tão orgulhosa, e maravilhou-se como ela era mais orgulhosa quanto mais ele a amava e a honrava. (RAMON LLULL, “O Livro das Maravilhas”, OS, 1989, vol. 2, Livro VIII, cap. 73: 243)

A existência de terras campesinas alodiais – terras que o senhor feudal não podia cobrar nenhum tipo de imposto e que eram transmitidas de geração em geração e, portanto, inalienáveis fora do grupo familiar (BONNASSIE, 1985: 26-29) – permitiu, ao longo da Idade Média, a existência de camponeses abastados. (HEERS, 1994: 209) Na sociedade de ordens que foi a medieval, também existiram camponeses ricos e cavaleiros pobres. (PERROY, 1994: 22) Assim, o exemplo de Llull sobre o terrível orgulho da mulher nobre que tinha um camponês como marido é real, não fantasioso e, além de mostrar as possibilidades da utilização da literatura como uma espécie de espelho, um pouco distorcido, mas sempre próximo das reais atitudes humanas (COSTA e COUTINHO, 2003: 28), também comprova a extrema mobilidade da sociedade medieval. (IOGNA-PRAT, 2002: 313-318)

VII. A disputatio entre a Inveja e a Continência

Imagem 6

pecadollull6.jpg

Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard (França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 86, detalhe)
A inveja queima, envenena e dói.
O invejoso cavalga, exibido, com um corvo nas mãos. Na cena inferior, o diabo amarelo exibe três homens que murmuram, corroídos de inveja, a riqueza do burguês. "O princípio da inveja é impedir a glória alheia, que é o que entristece o invejoso, e isto se faz diminuindo o bem do outro ou falando mal dele; disfarçadamente, pela murmuração, ou abertamente, com a detração. Ela mata os pequenos, pois o medíocre acha que a prosperidade do outro impede a sua, o que é próprio de almas pequenas (Tomás de Aquino).

Para Ramon, a inveja é o desejo humano que deseja injuriosamente. Ela é o contrário da continência, que é a satisfação temperada do desejo de comer (OS, vol. II: 246) – observe que no século XIII ainda não se havia limitado a continência à repressão do desejo sexual e, por isso, Llull a define como contenção do apetite.

Para tratar desse vício, Llull se vale da alegoria, da personificação daquela virtude e daquele vício, que então travam uma disputatio com o seguinte tema: quem é mais amada nesse mundo, aContinência ou a Inveja?

Continência pergunta à Inveja porque ela a persegue; a Inveja retruca: “Por que vos opondes a mim, se vedes que neste mundo sou mais amada, mais honrada e tenho mais amantes que vós?” Após um breve debate com exemplos de ambos os lados, a Continência conclui: “Inveja, bem sei que vós sois grande neste mundo e estais grandemente na ira de Deus. Contudo, ainda que seja pequena neste mundo, eu sou grande na bênção de Deus.”

VIII. A Ira de Ramon, o Louco

Imagem 7

pecadollull7.jpg

Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard (França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 88, detalhe)
A ira enlouquece o mundo.
O Leviatã - diabo negro com asas vermelhas - incita o irado, que, montado em um horrendo lobo, se mata com uma facada no peito e ao mesmo tempo come uma maçã. Abaixo, todos lutam: as mulheres se ofendem e blasfemam, os cães se mordem, os homens se matam. A ira causa a rixa e corrompe as relações sociais.

Contrária à paciência, a ira “é a debilidade de coragem, movida pela vaidade, pelo orgulho, pela injúria, pela loucura e pela má vontade”. (OS, vol. II: 249) A exposição do último pecado capital no “Livro do Homem” possui uma passagem autobiográfica – característica marcante dos escritos de Ramon Llull. O exemplo narrado mostra o descrédito dos contemporâneos face às propostas de Ramon, e é interessante observar que nosso próprio autor tem consciência disso, e mais: ele ainda insere passagens como essa em seus escritos, trechos que mostram a zombaria e o escárnio que ele sofria, até mesmo de pessoas ligadas à Igreja.

No exemplo, Ramon se define como um homem “pobre de poder e de amigos, e que tratava um grande negócio, isto é, que Deus fosse amado, conhecido e servido por todo o mundo”. Por não ser rico, nem honrado e nem poderoso, Ramon sabia que sozinho não podia tratar esse “grande negócio” (que ele chama em outras obras de “bem público”, que nada mais é que a expansão do cristianismo e da Igreja). Assim, o Louco ia a prelados, príncipes e grandes senhores para pedir-lhes que tratassem daquele negócio. E então,

Um dia aconteceu dele estar falando sobre aquele negócio com um prelado, que o escarneceu e riu de suas palavras, menosprezando-as e desconsiderando-as. Muito se maravilhou aquele homem com o prelado, que tão pouco pregava a honra a Deus, e começou a sentir ira e sofrimento em seu coração. Enquanto sentia ira e sofrimento, ele se maravilhou fortemente como poderia sentir ira se desejava e tratava de um negócio tão nobre, e pensou que aquela ira fosse um vício.

Por longo tempo o bom homem considerou isso com o qual se maravilhava e recorreu à paciência, para que ela lhe ajudasse com aquela ira que suportava, mas a paciência não lhe ajudou. O bom homem relembrou a paciência de Cristo e dos apóstolos, e então a ira na qual se encontrava se multiplicou fortemente, pois quanto mais relembrava a paciência de Cristo e dos apóstolos mais fortemente via que o prelado era dessemelhante a Cristo e culpado.

Maravilhou-se o bom homem como a paciência não vencia sua ira e não expulsava de seu coração o sofrimento que suportava. Por longo tempo aquele homem se maravilhou com isso, até que entendeu que aquela ira não era um vício, pois se fosse, não concordaria com a paciência. (RAMON LLULL, “O Livro das Maravilhas”, OS, 1989, vol. 2, Livro VIII, cap. 75: 249)

Percebe-se a constante reflexão íntima de nosso autor, sua confrontação do pecado percebido com a virtude que lhe opõe, para a busca virtuosa da vida do Cristo e o desejo do retorno do tempo dos apóstolos. (BOLTON, 1989: 22-24) O deboche com que os homens recebiam as propostas missionárias de Ramon Llull serviu-lhe de motivo literário. Por exemplo, em uma obra posterior, a Disputa entre Pedro, o clérigo, e Ramon, o fantástico (1311) (BADIA, 1991: 211-229), uma das peças mais encantadoras do beato, há um diálogo entre um clérigo e Llull, o fantástico. O conceito de fantasia aqui é sinônimo de loucura, insensatez, pois na Idade Média, fantasia significava o mesmo que fantasma, espectro, imagem. No texto de Llull, freqüentemente o verbo fantasiar é usado para dizer “conhecer equivocadamente”.

Eu gostaria de relacionar a abertura dessa opereta com aquela passagem do Livro das Maravilhas, e assim seguir a pista do Prof. Anthony Bonner. (OS, vol. II, 1989: 249) O “grande negócio” de Ramon, descrito na passagem acima do Félix, eram suas três metas, ideais forjados desde as visões que teve do Cristo crucificado (por volta de 1263): 1) escrever o melhor livro do mundo contra os erros dos infiéis, 2) fundar escolas para que estudantes aprendessem o idioma dos pagãos e 3) buscar o martírio. O início do diálogo da Disputa entre Pedro, o clérigo e Ramon, o fantástico mostra claramente isso:

(1) Aconteceu certa vez que dois homens que iam para um Concílio geral [de Vienne, em 1311) se encontraram no caminho; um deles era clérigo, o outro leigo. O clérigo perguntou o nome ao leigo, e ele lhe respondeu: “– Ramon Llull.”

(2) Disse o clérigo: “– Ramon, já ouvi muito falar que vós sois um grande fantástico. Vejamos, diga-me, o que irás pedir nesse Concílio?”

(3) Disse Ramon: “– Busco três coisas. Em primeiro lugar, que o senhor papa e os reverendos cardeais desejem fundar estudos nos quais se aprendam diversos idiomas, de maneira que, depois, os estudantes se espalhem por todos os lugares do mundo, pregando, como está ordenado nos santos Evangelhos de Deus [Mc 16, 15], e que tal ordenação perdure até que todos os infiéis tenham vindo para a fé dos cristãos. Em segundo lugar, que o senhor papa e os cardeais estabeleçam uma única ordem geral que inclua todos os monges cavaleiros, e que todos permaneçam no outro lado do mar lutando contra os infiéis até que a Terra Santa seja restituída aos cristãos. E em terceiro lugar, que o papa e os cardeais desejem ordenar que os erros de Averróis propagados em Paris sejam totalmente extirpados, já que por culpa deles nossa santíssima fé padece de muitos males”.

(4) Assim que o clérigo ouviu aquelas palavras, explodiu ruidosamente em uma gargalhada e disse: “– Ramon, eu pensava que fôsseis um fantástico, mas agora, realmente, por vossas palavras, vejo que não sois somente um fantástico, mas um superfantástico!”

Com tanta resistência às suas propostas, é natural que Ramon Llull tenha inserido em suas obras alguns dos momentos em que mais sofreu o desprezo e a zombaria dos seus, fosse para ilustrar ainda melhor sua narrativa, fosse para lhe servir como válvula de escape para as tensões a que se expunha. No entanto, o trecho selecionado do Livro das Maravilhas mostra que Ramon Llull entendia sua ira como uma virtude, pois ele lutava contra a impiedade do prelado e sua falta de zelo, e enraivecer-se contra o mal é um bem, é uma virtude. A teoria das paixões em Ramon é muito rica: segundo o beato, conforme os motivos, as paixões podem ser boas ou más.

IX. Conclusão

Os sete pecados capitais formavam uma das ferramentas de investigação da Arte luliana. (FIDORA, 2002: 67) Base de sua constante busca da realidade, a descrição dos pecados está presente em praticamente todos os escritos do beato maiorquino. Sua ética acompanhou seu objetivo que era, como o de todo bom reformador social do século XIII, fazer com que o povo se enamorasse das virtudes e odiasse os pecados. (DOMÍNGUEZ REBOIRAS, 1990: xxvi) Por esse motivo, o Livro das Maravilhas possui um espaço tão grande para a descrição e o combate dos pecados com as virtudes, motivo maior da redação dos textos de Ramon Llull.

*

Fontes

RAIMUNDO LÚLIO. Escritos Antiaverroístas. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

RAMON LLULL. “Llibre d’Intenció”. In: Obres de Ramon Llull (ed. Moss. Salvador Galmés) (ORL). Palma de Mallorca: 1935, volume XVIII, pp. 03-66.

RAMON LLULL. “Fèlix o el Libre de meravelles”. In: Obres Selectes de Ramon Llull (1232-1316) (ed. introd. i notes de Antoni Bonner). Mallorca: Editorial Moll, 1989, volume 2.

TOMÁS DE AQUINO. Sobre o Ensino (De Magistro). Os Sete Pecados Capitais (trad. e estudos introdutórios de Luiz Jean Lauand). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Bibliografia

BADIA, Lola, BONNER, Anthony. Ramón Llull: Vida, Pensamiento y obra literária. Barcelona: Quaderns Crema, 1992.

BADIA, Lola. Teoria i Pràtica de la literatura em Ramon Llull. Barcelona: Quaderns Crema, Assaig, 1992.

BOLTON, Brenda. A Reforma na Idade Média. Lisboa: Edições 70.

BONNASSIE, Pierre. Dicionário de História Medieval. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1985.

COLOM MATEU, Miquel. Glossari General Lul.lià. Volum II (D-F). Mallorca: Editorial Moll, 1983.

COSTA, Ricardo da. A Árvore Imperial – um Espelho de Príncipes na obra de Ramon Llull (1232-1316). Niterói: Universidade Federal Fluminense. Tese de doutorado, 2000.

COSTA, Ricardo da, e ZIERER, Adriana. “Boécio e Ramon Llull: a Roda da Fortuna, princípio e fim dos homens”. In: FIDORA, Alexander e NIEDERBERGER, Andréas (editors ad hoc). Revista Convenit Internacional 5. Editora Mandruvá. Herausgegeben vom Forschungsprojekt Die Umbrüche in der Wissenskultur des 12. und 13. Jahrhunderts. Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main - 2000.

COSTA, Ricardo da. “Revoltas camponesas na Idade Média. 1358: a violência da Jacquerie na visão de Jean Froissart”. In: CHEVITARESE, André (org.). O campesinato na História. Rio de Janeiro: Relume Dumará / FAPERJ, 2002.

COSTA, Ricardo da e COUTINHO, Priscilla Lauret. “Entre a Pintura e a Poesia: o nascimento do Amor e a elevação da Condição Feminina na Idade Média”. In: GUGLIELMI, Nilda (dir.). Apuntes sobre familia, matrimonio y sexualidad en la Edad Media. Colección Fuentes y Estudios Medievales 12. Mar del Plata: GIEM (Grupo de Investigaciones y Estudios Medievales), Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP), diciembre de 2003.

DOMINGUES REBOIRAS, Fernando. “Introducció”. In: RAMON LLULL. Llibre de Virtuts e de Pecats. Nova Edició de les obres de Ramon Llull (NEORL). Volum I. Palma de Mallorca: Patronat Ramon Llull, 1990.

FIDORA, Alexander. “El Ars Brevis de Ramon Llull: Hombre de ciencia y ciencia del hombre”. In: FIDORA, Alexander y HIGUERA, J. G. (eds.). Ramon Llull, Caballero de la fe. El arte luliana y su proyección en la Edad Media. Pamplona: Universidad de Navarra.

HEERS, Jacques. A Idade Média, uma impostura. Lisboa: Edições Asa, 1994.

HILLGARTH, J. Ramon Llull i el naixement del lul.lisme. Barcelona: Curial Ediciones Catalanes / Publicaciones de l’Abadia de Montserrat, 1988.

IOGNA-PRAT, Dominique. “Ordem(ns). In: LE GOFF, Jacques & SCHMITT, Jean-Claude (coord.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval II. São Paulo, Bauru: Edusc, Imprensa Oficial do Estado, 2002.

LE GOFF, Jacques. “Sonhos”. In: LE GOFF, Jacques & SCHMITT, Jean-Claude (coord.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval II. São Paulo, Bauru: Edusc, Imprensa Oficial do Estado, 2002, p. 511-529.

PERROY, Édouard. A Idade Média: o período da Europa feudal, do Islã turco e da Ásia mongólica (séculos XI-XIII). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

RAMÓN GUERRERO, Rafael. Filosofías árabe y judía. Madrid: Editorial Síntesis, s/d.

REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia I. São Paulo: Edições Paulinas, 1990.

RICHARDS, Jeffrey. Sexo, desvio e danação. As minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

VAUCHEZ, André. A Espiritualidade na Idade Média Ocidental (séculos VIII a XIII). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

VEGA, Amador. Ramon Llull y el secreto de la vida. Barcelona: Ediciones Siruela, 2002.

Aprenda mais